Nesta semana os alunos, de 6º a 9º ano, da Escola de Tempo Integral Daury Riva receberam as primeiras aulas de robótica por meio do programa SIMROBÓTICA®. Foram cinco turmas atendidas em períodos de duas horas aula cada, nas quais os estudantes tiveram o contato inicial com os kits e puderam programar seus primeiros “robôs”. Durante essas atividades, os professores que passaram por processo formativo no final de julho, foram acompanhados pela formadora Layssa Rodrigues da empresa SIMROBÓTICA.

As aulas do SIMROBÓTICA®, na Rede Estadual de Ensino, são alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estimulam o pensamento computacional e o aprimoramento de habilidades e competências importantes para desenvolvimento humano e tecnológico, por meio de uma metodologia ativa alinhada à abordagem STEAM, que utiliza os conjuntos educacionais da LEGO® Education.

Por meio destes kits, compostos por diversas peças, sensores, motores e uma placa que permite programar o funcionamento dos modelos montados, a robótica educacional dá ao estudante a oportunidade de desenvolver a criatividade, com a montagem de seu próprio projeto.

Um dos principais diferenciais utilizados nas aulas de robótica educacional é a Cultura Maker, por meio da qual os estudantes constroem robôs e dividem diferentes funções para realizar tarefas práticas. Isso favorece o pensamento computacional e inúmeras habilidade organizacionais, socioemocionais, cognitivas, comportamentais e de comunicação, enriquecendo o processo de aprendizagem.

Fonte: Fonte Assessoria de Comunicação