Profissionais da educação lotados nas escolas Daury Riva e EEDIEB José Dias, junto com profissionais de Unidades Escolares de todas as regiões do estado, que funcionam em tempo integral, participaram de duas semana de formação na capital do Estado. Durante o período formativo, os educadores receberam orientações sobre a "Escola da Escolha",  um modelo de educação integral idealizada pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação – ICE e desenvolvido como uma nova escola para a juventude brasileira.

Neste modelo de escola, o estudante e a construção do seu Projeto de Vida encontram-se no “coração” da metodologia. Nela, o estudante reflete sobre os seus sonhos, suas ambições e aquilo que deseja para a sua vida, onde almeja chegar e quem pretende ser, tanto na sua vida pessoal e social, como no mundo produtivo.

Para Gilson Metka, coordenador pedagógico da ETI Daury Riva, o aprendizado vem somar aos saberes dos educadores, o que possibilita melhorar as aulas ofertadas na unidade escolar e proporcionar oportunidades de aprendizado que farão a diferença no futuro do estudante, potencializando que seja inserido de melhor forma na convivência social e no mercado de trabalho.

Esse ciclo de formação está alinhado aos planos para a educação no âmbito da rede pública estadual de ensino. O governo de Mato Grosso pretende ampliar o número de escolas em Tempo Integral no Estado, sendo que para 2024 a meta é alcançar 25% das escolas estaduais.

Alinhado à Meta 6 do Plano Nacional de Educação – PNE (oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica), o ICE apoia os governos nos âmbitos estadual e municipal, na constituição de redes de ensino para oferta de escolas em tempo integral, por meio da Escola da Escolha.

Fonte: Assessoria da escola Daury Riva.