Os alunos protagonistas da Escola de Tempo Integral Daury Riva realizaram neste dia 15 de agosto, as atividades de acolhimento para receber os estudantes de sexto e sétimo anos. Esses jovens acolhedores são estudantes da própria escola, que participaram de formações e estão aptos para atuarem como mobilizadores de estudantes e multiplicadores do modelo de Escola de Tempo Integral.

A Educação Integral, como é oferecida na Escola Daury Riva, tem como principal objetivo a formação de jovens autônomos, solidários e competentes. Tendo em vista sua grande complexidade, o modelo do Ensino Integral dispõe de diversos mecanismos para auxiliar na sua consecução, com destaque para o Protagonismo Juvenil.

Protagonismo Juvenil é um processo no qual o jovem é simultaneamente sujeito e objeto das ações no desenvolvimento de suas próprias potencialidades, o aluno é o ator principal na condução de ações nas quais ele é sujeito e objeto das suas várias aprendizagens.

No desenvolvimento dessas ações de Protagonismo, o jovem vai se tornando autônomo à medida que é capaz de avaliar e decidir com base nos seus interesses, valores e suas crenças; vai se tornando solidário, diante da possibilidade de envolver-se como parte da solução e não do problema em si, através da reciprocidade; e competente para compreender gradualmente as exigências do novo mundo do trabalho e preparado para a aquisição de habilidades específicas requeridas para o desenvolvimento do seu Projeto de Vida.

O Acolhimento deve acontecer nos primeiros dias de aula e durante esse período os alunos são recepcionados na escola não por adultos, mas por um grupo de jovens que já passaram pelo Acolhimento, e que vivenciaram os princípios educativos dos 4 Pilares da Educação e os conceitos e metodologias do Protagonismo Juvenil e do Projeto de Vida. Nas Escolas de Tempo Integral de Mato Grosso, essa atividades estão ocorrendo no inicio do segundo semestre em razão do convenio firmado entre SEDUC e ICE, que traz algumas atualizações na modalidade de educação no Estado.

As dinâmicas realizadas durante esta terça-feira levam os estudantes a iniciar a construção de seus Projetos de Vida por meio da reflexão sobre os seus objetivos e sonhos. O Projeto de Vida é trabalhado e revisado durante todo o percurso escolar, inclusive com aulas específicas. Todas as atividades do Acolhimento são coordenadas por jovens alunos ou ex-alunos do Ensino Integral, mas toda a produção feita nas dinâmicas deve ser arquivada, devidamente nomeada e entregue ao professor de Projeto de Vida dos alunos ingressantes.

É importante reiterar que sendo o acolhimento uma atividade de alunos, a equipe gestora, os professores e os funcionários participam na última parte dessa atividade, quando todos são convidados a conhecer os produtos elaborados pelos estudantes durante os dois dias de atividades, por meio da Culminância. Todos os materiais produzidos pelos alunos são guardados, sendo subsídio para o trabalho subsequente dos professores, principalmente o professor de Projeto de Vida.