O projeto Meliponário Educativo que está sendo realizado na Escola Plena Daury Riva em Juara foi escolhido para representar as mais de 52 escolas estaduais, dos 10 municípios pertencentes à DRE de Juína no “2º Simpósio de Pesquisa e Qualificação em Educação e Mostra de Boas Práticas”, que acontecerá em Cuiabá, nos dias 08 e 09 de novembro de 2022.

As atividades de meliponicultura são desenvolvidas com alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental 1 e outros 16 estudantes de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental 2.

Poderiam participar todas as escolas pertencentes a DRE de Juína, inscrevendo um ou mais projetos que estão sendo desenvolvidos neste semestre. Para a final foram classificados três projetos, entre os quais o Meliponário Educativo foi o escolhido para ser apresentado com outros quatorze das demais DREs de todo o Estado, no “2º Simpósio de Pesquisa e Qualificação em Educação e Mostra de Boas Práticas.

As atividades do Projeto Meliponário Educativo são encabeçadas pelos professores Aparecido da Silva, Renata Lúcia e Vanessa Lima, mas recebe total apoio da equipe de gestão da unidade escolar. O professor e ex-radialista Cido Silva, possui o único Meliponário do município com registro no INDEA e autorização para exploração da atividade de meliponicultora. Esse fator favoreceu a elaboração e desenvolvimento do projeto na escola que funciona em período integral.

Pra o diretor da unidade escolar, Dirlei Perin, o projeto possibilita colocar em prática de forma interdisciplinar os conhecimentos estudados em sala de aula e ajuda desenvolver o empreendedorismo, tantos nos estudantes quanto nos pais. “Além da criação de abelhas sem ferrão, pensando na preservação do meio ambiente, o projeto possibilita aos alunos aprendizados de marcenaria para confecção das caixas, matemática financeira para comercialização dos produtos, ciências para identificação de espécies de abelhas e plantas”. Explicou o diretor.

A escola Daury Riva possui uma área de dezoito mil metros quadrados e esse fator possibilita não somente a construção de um espaço específico para a criação de abelhas, como também para o cultivo de plantas frutíferas e floríferas para o forrageio destas abelhas. Para as próximas etapas do projeto, já há existe uma articulação junto ao SENAR e Sindicato Rural de Juara para a oferta de formação aos envolvidos no projeto.

No link abaixo você pode assistir o vídeo de apresentação do projeto.

Fonte: Show de Notícias